Compras Fácil

domingo, 9 de dezembro de 2012

O que é biodiversidade?

Você já se perguntou quantas espécies de seres vivos existem no planeta? Segundo conceituados cientistas que fazem a classificação biológicas, há cerca de 8,7 milhões de espécies descritas. No entanto, calcula-se que existam entre 10 milhões e 30 milhões de espécies, um vez que muitos ambientes ricos em floras e fauna ainda não foram explorados, além do mundo dos microrganismo, o fundo dos mares, os solos e milhares de parasitas. 

A idéia da diversidade das espécies surgiu com a junção da taxonomia e da biogeografia. A segunda é uma ciência que se ocupa da localização geográfica da ocorrência das espécies, e a primeira, do estudo, descrição e classificação de novas espécies, a Taxonomia.


Por ano são descobertas em média cerca de 13.000 novas espécies. Mas, esses números são ainda muito distantes do que pode existir na realidade, pois não existe nenhuma lista geral de espécies e mesmo com todos os esforços, a classificação e estudo das diversas espécies do planeta é quase uma corrida contra o tempo, antes que o homem termine por destruir o que ainda nem foi conhecido.



O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas e desenvolver tecnologias, cria várias coisas, mas não consegue (ou não quer) recriar o habitat que ele mesmo danificou.

Estudos revelam que nos próximos 25 anos, de duas a sete espécies em cada 100 vão se extinguir. É importante saber que cada planta extinta ocasiona a perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário