Compras Fácil

Tubarões


Curiosidade sobre os tubarões

1º Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos.
2º Atualmente os tubarões se diversificaram em aproximadamente 375 espécies.
3º Os tubarões são encontrados em todos os mares e são comuns em profundidades até 200 metros.
4º Tubarão pode ser chamado de Cação.
5º O menor tubarão é conhecido como tubarão-laterna anão, mede apenas 17 centimetros de comprimento.
6º O maior tubarão é conhecido como tubarão baleia que pode atingir até 12 metros de comprimentos.
7º Geralmente os tubarões não vivem em água doce, com algumas exceções, como o tubarão-cabeça-chata e o tubarão de água doce que podem viver tanto em água doce ou água salgada.
8º Possuem vários conjuntos de dentes substituíveis. 
9º Dentes de tubarão são incorporados nas gengivas e não diretamente no maxilar.
10º Os tubarões perdem em média 6.000 dentes por ano.
11º Chegam a perder 30.000 durante toda sua vida.
12º A forma do dente depende da dieta: os tubarões que se alimentam de moslucos e crustáceos têm densos dentes achatados para esmagarem, aqueles que se alimentam de peixes tem dentes afiados para prenderem e aqueles que se alimentam de presas maiores, como os mamíferos, têm os dentes inferiores pontiagudos para prender e os dentes superiores triangulares e com bordas serrilhadas para cortar. Os dentes dos que se alimentam de plâncton, como o tubarão-elefante são menores e não funcionais.
13º Os tubarões possuem esqueletos feitos de cartilagem e tecido conjuntivo.
14º A cartilagem é flexível e durável e tem cerca de metade da densidade do osso. Isto reduz o peso do esqueleto, poupando energia.
15º No entanto a cartilagem de tubarões mais velhos, às vezes, pode ser parcialmente calcificada, tornando-a mais pesada e mais semelhante a um osso. 
16º Os tubarões não têm caixa torácica e, portanto, em terra, o próprio peso de um tubarão pode esmagá-lo.
17º a mandíbula do tubarão não é anexada ao crânio.
18º A força da mordida do tubarão não é influenciada pelo quanto sua mandíbula está aberta.
19º E por conta de sua mandíbula superior ser móvel sua mordida se torna mais letal.
20º A maioria dos tubarões têm oito barbatanas.
21º Tubarões só podem desviar-se de objetos diretamente à sua frente ficando à deriva, porque suas barbatanas não permitem que nadem para trás.
22º Suas escamas placoides dão-lhes vantagens hidrodinâmicas como reduzir a turbulência enquanto nadam.
23º A pele dos tubarões pode ser tão áspera como uma lixa pela ação dessas escamas, a tal ponto que têm sido observado que, a utilização de suas escamas podem ferir suas presas.
24º As caudas dos tubarões variam consideravelmente de acordo com a espécie e é adaptada aos seus estilos de vida. 
25º Ao contrário dos peixes ósseos, os tubarões não têm bexigas cheias de gás para a flutuabilidade.
26º A maioria dos tubarões precisa nadar constantemente para respirar e não podem dormir por muito tempo, isso tudo, sem afundar.
27º Alguns tubarões, se colocados de barriga para cima ou se acariciam seus narizes, entram em um estado natural de imobilidade tônica. 
28º A musculatura do tubarão é dividida em 3 grupos: Músculos cardíacos, músculo vermelho e músculo branco
29º Como outros peixes, os tubarões extraem oxigênio da água do mar ao passa-la sobre suas guelras. 
30º A maioria dos tubarões é "sangue frio", ou mais precisamente poiquilotérmicos, o que significa que a temperatura interna do seu corpo não difere da temperatura de seu ambiente.
31º Quando um tubarão morre, a ureia é dividida em amônia pelas bactérias - por isso, o corpo irá gradualmente começar a cheirar a amônia.
32º A digestão pode levar um longo tempo. A comida se move desde a boca até o estômago em forma de J, onde é armazenada e a digestão inicial ocorre.
33º O olfato do tubarão é extremamente apurado, permitindo-lhes identificar substâncias bastante diluídas na água, como concentrações de sangue abaixo de uma parte por milhão, o que equivale a perceberem uma gota de sangue a 300 m de distância em pleno oceano
34º Quando detectam o cheiro de sangue ou de corpos em decomposição, facilmente encontram o local de origem, utilizando principalmente o seu olfato (ou a visão para distâncias inferiores a 30 m).
35º Seus olhos por ficarem nas laterais da cabeça podem ampliar seu campo de visão para quase 360°.
36º Alguns cientistas creem que, como muitos outros peixes, os tubarões são míopes, estando a sua visão adaptada apenas para distâncias entre 2 e 3 metros, embora possa ser utilizada para distâncias de até 30 m com um menor grau de definição
37º  O seu ouvido interno, responsável pelo equilíbrio e detecção das vibrações de baixa frequência
38º Uma vibração desconhecida, tanto pode provocar curiosidade como medo ao tubarão.
39º Em conjunto com o olfato, esta sensibilidade às vibrações, é o primeiro mecanismo utilizado na detecção de potencial alimentação. 
40º A maioria vive entre 20 e 30 anos.
41º O cação espinhoso, Squalus acanthias, tenha a maior vida útil podendo chegar até a mais de 100 anos. O Tubarão-baleia, Rhincodon typus, também podem viver mais de 100 anos.
42º A fecundidade em tubarões varia de 2 a mais de 100 jovens por ciclo reprodutivo.
43º Tubarões se tornam maduros lentamente em relação a muitos outros peixes. Por exemplo, os tubarões-limão atingem a maturidade sexual por volta dos 13 e 15 anos.
44º Em espécies menos flexíveis, os dois tubarões nadam paralelamente, enquanto o macho insere um clásper dentro do oviduto da fêmea. 
45º o macho pode morder a fêmea para mostrar o seu interesse. Em algumas espécies, a pele das fêmeas evoluiu, se tornando mais espessa para suportar estas mordidas.
46º Os cientistas afirmam que a reprodução assexuada em animais selvagens é raro, e provavelmente um último esforço para se reproduzir, quando um companheiro não está presente. Reprodução assexuada reduz a diversidade genética, o que ajuda a construir defesas contra as ameaças à espécie. Espécies que dependem exclusivamente dela estão em risco de extinção. A reprodução assexuada pode ter contribuído para o declínio do tubarão-azul na costa irlandesa.
47º Tubarões mostram três maneiras de ter seus filhotes, que variam dependendo da espécie, através da oviparidade, viviparidade e ovoviviparidade.
48º . Mesmo os tubarões solitários se encontram para reprodução ou em áreas ricas para caça, o que pode levá-los a percorrer milhares de quilômetros em um ano.
49º São contadas muitas histórias sobre golfinhos que protegeram humanos de ataques de tubarões.
50º E por este motivo há muitas pessoas que dizem que os tubarões têm medo de golfinhos, e esse fenômeno foi investigado em um episódio de MythBusters no canal Discovery Channel, em que um tubarão-branco ataca um pedaço de carne crua de foca, mas enquanto há um golfinho (mecânico) nadando junto a ele, ele não ataca.
51º Em geral, os tubarões nadam a uma velocidade média de 8 km/h (5,0 mph), mas quando se alimenta ou ataca o tubarão pode atingir velocidades de mais de 19 km/h (12 mph). 
52º Quando um tubarão está descansando, ele não usa as suas narinas, mas sim seus espiráculos. Se um tubarão tentar usar sua narinas enquanto descansa no fundo do oceano, ele iria "inspirar" a areia em vez de água.
53º Todos os tubarões são carnívoros. Algumas espécies, incluindo os tubarões-tigre, comem quase nada. A grande maioria procuram presas em particular, e raramente variam a sua dieta. 
54º Os tubarões são encontrados em todo o globo, de norte a sul em todos os oceanos e grandes mares.
55º Antes te tudo é preciso distinguir ataque provocado de ataque não provocado. É definido comataque de tubarão não provocado um incidente em que o animal em seu habitat natural ataca um homem ainda vivo, sem ter sido previamente provocado
56º , incidentes onde o tubarão ataca um homem morto (especialmente contra vítimas de afogamento), ataques a barcos, e também todos os ataques que ocorrem dentro ou fora da água e que de alguma forma foram uma resposta à atitude humana, são classificados como ataques provocados.
57º Ao contrário da crença popular, apenas poucos tubarões são perigosos para os seres humanos. Entre mais de 375 espécies, apenas quatro estiveram envolvidas em um número significativo de mortes, por ataques não provocados a seres humanos.
58º No ano de 2000, foi estimado que o risco de que uma pessoa fosse atacada por um tubarão é de uma em 11.500 milhões e o risco de morte é de uma em 264.1 milhões. O ataque tubarão não é algo comum, por exemplo, a cada pessoa que morre através de um ataque de tubarão 3.306 pessoas morrem afogadas e 4.757 morrem em acidentes no trânsito.
59º Estima-se que 100 milhões de tubarões são mortos por pessoas a cada ano, devido à pesca comercial e recreativa
60º Outras ameaças incluem as alterações e danos ao habitat, e perda de desenvolvimento costeiro, poluição e o impacto da pesca sobre as espécies de leito marinho e presas.

Sua sobrevivência está sob séria ameaça por causa da pesca e outras atividades humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário