Compras Fácil

quarta-feira, 11 de junho de 2014

POR QUE OS LÊMINGUES SE JOGAM NO MAR?



Esses pequenos roedores, que habitam os países escandinavos, não se atiram e sim caem no mar por acidente.


Assim, não passa de ficção a história de que correm em bandos até a beirada de precipícios e se jogam de propósito no oceano em um cinematográfico suicídio coletivo. Os especialistas chegaram à conclusão de que isso ocorre por causa de explosões populacionais que surgem, em média, a cada quatro anos. Quando o número de lemingues cresce demais, falta comida e eles iniciam, no final do verão ou no outono, movimentos migratórios em busca de alimento. Esse deslocamento nem sempre é ordenado e muitos acabam se dirigindo para as bordas de penhascos e despencando no mar, pressionados pelo numeroso bando de lemingues que vem logo atrás deles. "É uma estratégia natural de sobrevivência. Se eles ficarem no mesmo lugar, morrerão de fome. Quando se deslocam, no entanto, muitos caem e se afogam em rios e lagos", afirma o biólogo Peter Tuchin, da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

Lêmingue
Lemmus lemmus

Lemmus lemmus
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Rodentia
Família:Cricetidae
Subfamília:Arvicolinae
Tribo:Lemmini
Géneros
Dicrostonyx

O QUE É BIOACUMULAÇÃO?

Peixes contaminados como mostra a imagens.

Acumulação biológica ou bioacumulação pode ser definida como o processo pela qual algumas concentrações de produtos química ficam armazenada no corpo dos animais, por exemplo pesticidas, pois os animais comem as plantas e animais contaminados.


Quando os pesticidas passaram a ser largamente usados, nos anos 50, não se conheciam ainda seus efeitos químicos a longo prazo. No mundo inteiro, inúmeras aves aquáticas que se alimentavam de peixes em pântanos e lagos tratados com pesticidas para controlar os mosquitos começaram a morrer. As autópsias registraram uma concentração de pesticida nas aves mortas muitas vezes superior à que existia na água. Ao examinar a cadeia alimentar destas aves, descobriu-se por que os venenos atingiram níveis tão elevados.

As substâncias químicas tóxicas introduzidas na água são absorvidas pelo fitoplâncton e assim passadas para os peixes e outras criaturas que dele se alimentam. A cada elo da cadeia alimentar, as substâncias químicas vão ficando mais concentradas; no topo da cadeia, a quantidade de veneno pode ser suficiente para matar ou no mínimo prejudicar a capacidade de reprodução.